Controle de Gastos Bem Feito: Dicas Práticas para Economizar e começar a investir

Controle de Gastos Bem Feito: Dicas Práticas para Economizar e começar a investir

Indices

Controlar suas finanças é fundamental para alcançar a liberdade financeira e é o primeiro passo para colocar em prática seu plano de investimentos. Um orçamento bem elaborado é a base para uma vida financeira saudável. Neste artigo, você aprenderá como criar um orçamento personalizado, identificar áreas para economizar e alcançar seus objetivos financeiros.

Por que Controlar seus Gastos?

  • Clareza sobre suas finanças: Saber para onde seu dinheiro está indo é o primeiro passo para tomar decisões financeiras inteligentes. Acredito que este é o ponto fundamental, pois, através de uma visão macro, poderemos entender onde está o “vazamento” de dinheiro e, então, tomar uma ação para estancar esse vazamento. Mais adiante, exemplificaremos i

fechar-a-torneira-de-despesas

  • Alcançar objetivos: Após controlar as despesas e com um orçamento bem planejado, isso vai te ajudar a economizar para grandes compras, viagens, investimentos e a aposentadoria.

  • Evitar dívidas: Ao controlar seus gastos, você reduz o risco de acumular dívidas e viver acima de suas possibilidade

  • Reduzir o estresse: Ter controle sobre suas finanças proporciona mais tranquilidade e diminui as preocupações.

Como fazer uma planilha de controle de gastos simples e objetiva?

A seguir, iremos utilizar uma planilha do Google Sheets, por ser gratuita e ser salva automaticamente no Google Drive. Mas antes, vamos passar alguns detalhes para posteriormente preencher a planilha.

  1. Categorize seus gastos: Crie categorias como aluguel, alimentação, transporte, lazer, de acordo com o seu dia a dia.

  2. Acompanhe seus gastos: Essa tarefa exige que você seja disciplinado, mas não bitolado, para registrar todas as suas despesas durante a semana ou, no melhor dos casos, diariamente. Não precisa fazer microgerenciamento, mas sim ter conhecimento de que realizou aquele gasto. Por exemplo: Comprei 4 cervejas no bar. Eu não preciso realizar 4 registros na planilha, pois isso caracteriza microgerenciamento. Ao invés disso, posso agrupar esses 4 registros em um único registro como: Cervejas no Bar X, 15/02/2004, R$ 15,00. Isso é o suficiente.

  3. Compare seus gastos com sua renda: Analise se seus gastos estão dentro do seu orçamento. Se você está gastando mais do que recebe, com certeza, tem algo errado e você não conseguirá obter recursos necessários para investir.

  4. Identifique áreas para cortar gastos: Procure por gastos supérfluos que podem ser reduzidos ou eliminados. Por exemplo: Suco de Uva Integral de 1L R$ 27,99. Tem necessidade de se comprar toda semana ou todos os dias (depende do contexto)?

Após essas informações, abra o Google Sheets no seu navegador e faça uma tabela como abaixo. Se quiser, pode selecionar, copiar e colar no Google Sheets o exemplo abaixo, que também funciona.

Tipo Categoria Valor
Despesas 0
Energia Despesas 0
Agua Despesas 0
Diarista Despesas 0
Credito Despesas 0
Internet Despesas 0
Telefonia Despesas 0
Supermercado Despesas 0
Bar Despesas 0
Acougue Despesas 0
Restaurante Despesas 0
Fatura de energia Energia 135
Fatura de agua 2024-09-15 Agua 55
Limpeza da casa 2024-09-01 Diarista 80
Limpeza da casa 2024-09-08 Diarista 80
Limpeza da casa 2024-09-15 Diarista 80
Cartão Bradesco 2024-09-20 Credito 766
Limpeza da casa 2024-09-21 Diarista 80
Vivo 2024-09-25 Internet 165
PLano Claro de internet 2024-09-25 Telefonia 125
Buteco 2024-09-17 Cervejas Bar 60
Buteco 2024-09-17 Espetinho Bar 20
Buteco 2024-09-18 Bar 10
Buteco 2024-09-19 Bar 80
Buteco 2024-09-21 Bar 21
Buteco 2024-09-30 Chopp Bar 75
Buteco 2024-09-30 Chopp 2 Bar 59
Compra basica Supermercado 77
Compra basica acai, frutas Supermercado 27
Papel Higienico e produtos de limpeza Supermercado 15

Após criar a estrutura da tabela abaixo, adeque as categorias de acordo com os seus dados. A tabela final deve se parecer com esta:

exemplo-planilha-de-controle-financeiro

Agora, vamos montar um gráfico de árvore. Siga o processo:

como-fazer-um-grafico-treemap-para-controle-de-gastos

Após criar nosso gráfico e personalizar as cores, vamos para a interpretação e algumas sugestões.

grafico-controle-de-gastos

Ao bater o olho nesse gráfico, com essa visão macro/geral, consigo identificar despesas importantes. Primeiramente, estou gastando muito em três categorias: crédito, bar e diarista. As demais são itens essenciais, como água, energia e telefonia.

Analisando o crédito, não temos detalhes das compras que fizemos, por isso, precisamos entrar em cada cartão de crédito e avaliar nossas compras detalhadamente para verificar se são gastos úteis e essenciais. Em seguida, a categoria Bar, segunda maior posição do nosso gráfico, revela que gastamos muito com bebida. E a terceira categoria é a Diarista.

Nesse cenário, surgem as perguntas:

  • Precisamos realmente ir ao bar e consumir tudo isso? Talvez, se comprarmos cerveja no supermercado e fizermos um tira-gosto em casa, não seria mais econômico?
  • Precisamos mesmo de uma diarista semanal? Cada um sabe da sua realidade, mas talvez quinzenalmente ou você mesmo realizar a faxina da casa não seria uma economia?

Dicas para Economizar

Anteriormente fiz alguns questionamentos para forçar ao leitor a rever e questionar todos os meses as suas despesas e encontrar uma saída para sempre economizar. Outras dicas preciosas que devemos sempre praticar.

  • Cozinhe em casa: Preparar suas próprias refeições pode economizar muito dinheiro.

  • Negocie contas: Ligue para seus provedores de serviços (internet, celular, etc.) e negocie descontos.

  • Compare preços: Antes de fazer uma compra, compare os preços em diferentes lojas e sites.

  • Evite compras por impulso: Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado ou shopping.

  • Considere alternativas mais baratas: Utilize o transporte público, compartilhe caronas ou trabalhe em casa para reduzir custos.

Conclusão

Controlar seus gastos é o primeiro passo para alcançar a liberdade financeira. Infelizmente, não dá para iniciar no mundo dos investimentos sem ter controle das nossas despesas e consistência mensal dos nossos aportes.

Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo e utilizando a mais simples das ferramentas (e como você pode ter visto, não precisamos de ferramentas pagas ou planilhas complexas), você poderá ter mais controle sobre suas finanças.

O objetivo do controle financeiro é ter uma visão macro das suas despesas.

E, para finalizar, a criação de um orçamento é um processo contínuo. Revise seu orçamento regularmente e faça os ajustes necessários para garantir que ele esteja funcionando para você.

comments powered by Disqus